10 Mitos e Verdades Sobre os Vinhos
Mitos e Verdades Sobre os Vinhos… Você é fã de vinhos? Acha que sabe realmente tudo sobre o tema? No artigo de hoje, destacamos alguns mitos e verdades sobre esta bebida. Tente não ficar surpreendido.
Mitos e Verdades Sobre os Vinhos?
Vinhos em Bag-in-Box têm pior qualidade do que o de garrafa
Mito
Apesar de muitos amantes do vinho pensarem que o vinho ao ser armazenado em bag-in-box é sinal de menor qualidade, a verdade é que o vinho é o mesmo.
Associado a um custo menor, devido à embalagem, o vinho em bag-in-box torna-se mais fácil de ser transportado, permitindo que o vinho se conserve melhor.
A Itália é a maior produtora de vinhos do mundo
Verdade
Itália é a maior produtora de vinho de todo o mundo, com mais de seis milhões de toneladas por ano, no entanto, são os Estados Unidos da América que mais consomem vinho, com quase 12% de todo o consumo mundial.
A França é medalha de bronze nos dois rankings, de segundo maior produtor e segundo maior consumidor.
O Vinho Tinto combina melhor com a carne e o Vinho Branco combina melhor com o peixe
Mito
Tudo depende da consistência da refeição e do vinho. Não é obrigatório beber vinho tinto com carne e vinho branco com peixe, por exemplo, um peixe mais consistente como é o exemplo do atum vai combinar melhor com um vinho tinto, sendo um pouco mais encorpado. O contrário também acontece.
O Vinho faz bem à sua saúde
Verdade
É um facto conhecido que o vinho, especialmente o vinho tinto, ajuda na circulação sanguínea, mas, apesar de ter os seus riscos por ser uma bebida alcoólica, não deixa de ter os seus benefícios, se for consumido de maneira correta.
Todos os vinhos ficam melhores com a idade
Mito
Apenas 10% do vinho de todo o mundo é envelhecido, os outros 90% devem ser consumidos, no máximo, até 5 anos desde que são produzidos, por isso, a frase “quanto mais velho melhor” não se pode aplicar no caso dos vinhos.
Normalmente, apenas os vinhos de grandes vinícolas ou os vinhos premium ganham qualidade com o tempo.
Para fazer o vinho as uvas são amassadas com os pés
Verdade
É uma das práticas mais tradicionais no processo de vinificação.
Apesar de ser considerado muitas vezes antiquado ainda hoje é um processo que se realiza, especialmente nas vinícolas de Vinho do Porto. Os mais tradicionais acreditam que amassar as uvas com os pés proporciona melhor qualidade à bebida.
A rolha é melhor do que a tampa de rosca
Mito
Cada tipo de vedagem tem a sua função, por isso, podemos dizer que ambos os casos são considerados corretos, dependendo do vinho.
Vinhos tintos jovens, brancos e rosés conseguem aguentar as suas propriedades com tampa de rosca, pois são produzidos para consumo em curto tempo, no entanto, para vinhos para envelhecer é preferível utilizar a rolha pois contribui para que as suas características sejam cada vez melhores.
O Vinho precisa de ser guardado num ambiente escuro e com uma temperatura controlada;
Verdade
O vinho é uma bebida que não resiste muito ao calor e à luminosidade. Por isso, deve ser mantido a uma temperatura constante próxima a 15°C e sem luz direta sobre a garrafa.
Quanto mais caro um vinho é, melhor
Mito
O preço não é um bom guia para comprar um bom vinho. Tudo depende do gosto pessoal.
Um vinho caro pode não ser bom e um vinho barato pode ser fantástico. Se quiser marcar pela diferença com os seus convidados especiais e tão esperados, o paladar é o melhor marcador no ato da escolha.
Já conhece todos os vinhos que a LMH-Wines oferece? Veja aqui.
Todo o Champanhe é um Espumante
Verdade
Todo champanhe é um espumante, mas nem todo espumante é um champanhe.
Vejamos, a região francesa Champagne faz parte do sistema Appellation d’Origine Contrôlée (AOC), no qual há um rígido controlo de qualidade na produção de certos produtos, os quais podem levar o nome do local que os produziu. No caso dos vinhos espumantes feitos em Champagne, eles devem seguir um padrão de criação que, entre outras coisas, estabelece qual o método de produção deve ser seguido e as uvas que podem ser utilizadas.
Seguindo tais regras de controlo, os espumantes lá produzidos serão chamados de champanhe. Fora dessa região, ainda que se valendo do mesmo processo e das mesmas uvas, a bebida não poderá receber tal designação.
Mitos e Verdades Sobre os Vinhos. Já conhecia algumas destas realidade? Qual a verdade que mais o surpreendeu? E o mito? Qual foi aquele que pode dizer que já conhecia?
Já conhece os vinhos LMH-Wines?
Deixe um comentário com a sua opinião. Partilhe a sua experiência vinícola! Siga-nos no Facebook, Instagram e no LinkedIn. Subscreva a Newsletter e não perca as nossas novidades mais exclusivas como saber Mitos e Verdades Sobre os Vinhos.