Quais as 4 Castas Utilizadas pela LMH-Wines
As castas mais utilizadas pela LMH-Wines – Dão ao vinho um carácter único, com qualidades particulares e que, consequentemente, distinguem os vinhos entre si.
Todos os sabores e cores que os vinhos experimentam provêm das castas utilizadas naquele respectivo, por isso, enologicamente, podemos dizer que as castas são um conjunto de videiras constituindo assim uma variedade singular, com componentes.
Pode assim dizer-se que a qualidade do solo, a temperatura local e o regime de chuvas impactarão directamente no sucesso do cultivo daquela casta específica.
No artigo de hoje a queremos dar-lhe a conhecer um pouco mais os nossos produtos, enumerando quais as castas mais utilizadas para confeccionar um vinho de qualidade.
Val dos Reys Reserva 2017
&
Val dos Reys 2017
As Castas que ambos estes vinhos possuem são:
- Syrah;
Nos solos quentes e pobres do Alentejo, a casta Syrah presta-se regularmente a uma aproximação típica do novo mundo, consagrando frequentemente vinhos enormes na dimensão e entrega, com muita fruta, alguma pimenta, corpo avantajado e robusto, por vezes poderosos e alcoólicos, usualmente especiados.
- Cabernet-Sauvignon;
Provavelmente das castas mais utilizadas da Terra, a Cabernet Sauvignon expandiu-se de Bordéus para o mundo vínico.
Em comum, os vinhos desta casta têm a cor profunda, bons taninos, ligeira acidez e aromas a cassis, folha de tomate, especiarias e madeira de cedro.
- Aragonez;
É uma casta precoce, muito vigorosa e produtiva, facilmente adaptável a diferentes climas e solos, tendo-se estendido rapidamente para as regiões do Dão, Tejo e Lisboa.
Se o vigor for controlado, oferece vinhos que concertam elegância e robustez, fruta farte e especiarias, num registo profundo e vivo.
- Castelão;
Desenvolvendo-se melhor em climas quentes e solos secos e arenosos, esta casta em vinhas maduras, de baixa produtividade, devidamente controladas, o Castelão dá origem a vinhos estruturados, frutados, com particular incidência na groselha, ameixa em calda, frutos silvestres, apresentando ainda notas típicas de caça mortificada.
Castas Regionais LMH-Wines
Todos os nossos outros vinhos são produzidos com castas regionais. O AvóQuina tinto possui essencialmente as mesmas castas que a gama Val dos Reys, variando em quantidade e, por vezes, pode possuir mais apenas quatro castas.
Quanto aos nossos vinhos brancos tais como AvóQuina Branco e Orelhão Branco as castas são essencialmente Fernão Pires e Arinto. Com processos diferentes, estes dois vinhos destacam-se pela qualidade que lhes é dada.
Por fim, o nosso vinho frisante Orelhão Rosé é produzido de castas regionais tintas, coincidindo – ou não – com as castas já anteriormente referidas.
O que acha destas castas e qual a sua preferida?
Siga-nos no Facebook, Instagram e no LinkedIn para conhecer mais sobre castas mais utilizadas da LMH-Wines. Subscreva a Newsletter e não perca as nossas novidades mais exclusivas.