Como Harmonizar Sushi e Vinho
Cada vez é mais comum acompanhar uma refeição de Sushi e Vinho. Embora esta não seja uma clássica harmonização, engane-se se pensa que esta harmonização pode não resultar.
Como é de conhecimento público, o Sushi é originário da culinária japonesa e os seus primórdios tinham como objetivo preservar a carne do peixe em arroz avinagrado. Atualmente é muito comum servir este prato com wasabi e, além disso, já são inúmeras as criações – desde peixe a fruta.
Se pretende começar a servir Sushi e Vinho, tem que ter em conta alguns ingredientes. Estes quatro ingredientes, usados em demasia, podem arruinar a harmonização:
- Molho Shoyu
Este molho é confecionado com os grãos fermentados de soja e salgado por salmoura. Tendo em conta o sal presente na sua composição, este molho pode amargar o vinho deixando uma sensação desagradável ao ingerir o mesmo.
- Molho Teriyaki
Este é o típico molho doce com uma certa textura que normalmente é colocado sobre o atum ou o salmão grelhado. A textura, intensidade e doçura deste molho podem cobrir todo o sabor leve e subtil de alguns vinhos.
- Wasabi
Para quem não conhece, o Wasabi é um tempero verde e picante e que pode, inclusive, inteferir na perceção de alguns sabores sendo que é característico deste molho afetar as papilas gustativas. Desta forma, não abuse do Wasabi se está a experimentar um vinho.
- Gengibre
Este é um dos ingrediente que mais dificultam a harmonização com o vinho. O facto de ser intenso, ácido e levemente picante pode diminuir a perceção que temos da bebida.
Depois desta explicação estará pronto para se aventurar na harmonização dos pratos de Sushi com o seu vinho preferido.
O primeiro passo é lembrar-se que os pratos de Sushi por norma são pratos leves, muitas vezes crus e formados pelos mais variados peixes. Posto isto, vinhos igualmente leves e frescos serão os que farão uma melhor combinação.
Atente:
Se preferir Vinhos Brancos
Se pretende acompanhar Sushi com um vinho branco opte por um branco mais leve e de acidez elevada.
Aconselhamos vinhos com castas como Sauvignon Blanc, Pinot e Muscadet. Estes vinhos possuem a acidez necessária para acompanhar sushis e sashimis. Caso prefira pratos acompanhados com molhos e ingredientes picantes ou adocicados prefira vinhos brancos aromáticos.
Os vinhos verdes de Portugal acompanhavam bastante bem e cumprem o seu papel quando falamos de sushi.
Se Preferir Vinhos Rosé
Um pouco mais estruturados que os vinhos brancos, os vinhos rosés são igualmente frescos e ácidos. Estes podem fazer harmonizações deliciosas, principalmente se acompanhar os sashimis e peças que possuam peixe mais escuro.
Se Preferir Vinhos Espumantes
Se escolher beber um Vinho Espumante aquando estiver a consumir sushi opte por vinhos bem estruturados, podendo ser brancos ou rosés. Convém este ser um vinho seco e evite vinhos doces.
Se Preferir Vinhos Tintos
Apesar da preferência no geral ser para os vinhos mais leves a cima descritos, não podemos deixar de falar nos vinhos tintos que tantos os apreciam.
Se quiser experimentar um vinho tinto quando estiver a consumir sushi opte por um vinho leve e de acidez pronunciada, de preferência sem passagem por barris de carvalho – por serem vinhos mais frescos e frutados.
Posto isto, já experimentou harmonizar Sushi e Vinho? Se sim, qual a sua opinião e qual foi a sua combinação? Abriremos um espaço de troca de ideias nas redes sociais para que possa desta forma sugerir harmonizações vencedoras.
Por fim, deixamos algumas regras e sugestões.
- Pratos leves pedem vinhos leves;
- Sushis e Sashimis harmonizam melhor com vinhos espumantes e rosés;
- Pratos cremosos ou com peixes gordurosos pedem vinhos brancos;
- Pratos quentes harmonizam melhor com vinhos tintos;
- Seja simples e delicado;
Siga-nos no Facebook, Instagram e no LinkedIn para conhecer mais harmonizações de Sushi e Vinho. Subscreva a Newsletter e não perca as nossas novidades mais exclusivas.