Gastronomia Portuguesa harmoniza com LMH-Wines
Gastronomia portuguesa, antes de todos os sabores inconfundíveis, é a expressão de uma cultura através da arte de cozinhar. A riqueza e a variedade da gastronomia lusitana faz sorrir até os mais carrancudos.
Esta cozinha destaca-se não só pelos seus sabores mas também pelas influências atlânticas e, também, mediterrânicas, contruindo assim uma Gastronomia Portuguesa como poucas existem neste mundo.
Primeiro, neste artigo iremos incluir um pouco de tudo, desde a carne maravilhosa, ao peixe fresco, queijos e enchidos que as delícias fazem dos nossos portugueses e, até, da doçaria.
Continue a ler para saber que vinhos harmonizar com o seu ou seus pratos preferidos. O saber nunca ocupou lugar e, claro, conhecer e provar produtos novos é sempre interessante.
Cabrito Assado
Este é um prato típico da Época da Páscoa, no entanto, não é só consumido nesses dias.
Este é um prato mais comum nas regiões da Beira do país pois este prato é confecionado de diferentes formas, com imensas tradições e acompanhado com os mais variados produtos.
Como o próprio cozinhado indica, por ser algo mais pesado, pede-se então um vinho uma forte estrutura e encorpado. Um vinho tinto, idealmente.
O Vinho que aconselhamos é Val dos Reys Reserva 2017.
Este Vinho Tinto – Regional de Lisboa – possui um aroma frutado com notas baunilhadas provenientes da madeira de carvalho onde estagiou durante nove meses.
Além do sabor rico, este vinho possui uma forte estrutura enquadrada por taninos levemente tostados.
Queijos e Enchidos
Estes são produtos que não podem faltar à mesa de qualquer português, no entanto, em Portugal é muito comum utilizar-se a expressão “Tábua de Queijos” ou “Tábua de Enchidos”.
Esta tábua consiste em construir uma variedade de queijos e enchidos para que as pessoas possam desfrutar destas delícias.
Normalmente come-se antes da refeição principal ou, também, durante a mesma.
Se o seu objetivo é criar uma Tábua de Queijos com produtos de sabor mais intenso, recomendamos-lhe acompanhar com Val dos Reys 2017.
Este Vinho Regional de Lisboa é ótimo para acompanhar com queijos de sabor intenso devido ao seu aroma e estrutura.
Vinho Tinto da região, Val dos Reys 2017 possui um sabor a frutos vermelhos e especiarias.
O sabor equilibra com o aroma, seco e encorpado e os taninos de grande qualidade tornam o final longo e aveludado.
Carnes Vermelhas
Os portugueses são do povo que mais carne consome e, neste consumo, inclui-se claro as Carnes Vermelhas pois são inúmeros os pratos gastronómicos.
Apesar das contraindicações por parte dos médicos ao consumo de carnes vermelhas quando este é feito com moderação, há a vantagem de degustar de uma refeição prazerosa.
Como já referido, são inúmeros os pratos que se conseguem confecionar com carnes vermelhas. Cada região tem o seu típico prato e, por isso, a escolha também é vasta.
Com carnes vermelhas aconselhamos AvóQuina Tinto.
Este vinho tinto com 13% de volume alcoólico tem uma cor granada bem intensa. O sabor é frutado, suave e apresenta-se muito macio aquando a sua prova.
Além disso, AvóQuina Tinto é bem estruturado, sendo perfeito para sabores mais intensos, como é o exemplo de Carnes Vermelhas.
Qual a sua opinião da Gastronomia Portuguesa?
Marisco
Portugal é Mar
LMH-Wines
Não fosse o nosso país com uma das maiores área marítimas do mundo, muitos alegam que Portugal é Mar.
O Marisco é parte importante nas refeições dos portugueses pois dependendo do marisco, pode fazer-se refeições bem prazenteiras.
Os pratos de marisco são leves e saborosos, por isso, o melhor acompanhamento para os mesmos é AvóQuina Branco.
Este vinho branco possui um teor alcoólico de 12,5% e uma cor citrina, de aspeto límpido.
Além disso, de aroma frutado, AvóQuina Branco apresenta-se muito delicado na boca, não impactando com o sabor a mar do marisco.
Dourada Grelhada
Tal como o Marisco, os portugueses consomem imenso peixe. Não só por ser quase sempre fresco mas porque a variedade é imensa.
Posto isto, é raro o restaurante que não possua no menu uma boa Dourada Grelhada.
Quando pensa neste prato pensa na época de calor, numa almoço em família junto à costa. Assim, para acompanhar Dourada Grelhada nada melhor do que Orelhão Rosé, bem fresco para atenuar o calor do Verão.
Que combinação!
Orelhão Rosé é um vinho rosé, ligeiramente gaseificado que possui 11% de volume alcoólico.
É um vinho jovem e macio de aromas florais e frutados. Além do paladar suave, aquando a sua prova pode denotar-se um sabor vivo e persistente.
Leitão Assado
Quem é de Portugal claramente já ouviu falar do famosíssimo “Leitão Assado à Bairrada”. Decerto este é um famoso e delicioso prato que inclusive foi nomeado para uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.
Depois de duras horas no forno a lenha e de os temperos estarem no ponto, o leitão sai amarelo como ouro.
Este manjar divino acompanha muito bem um Orelhão Branco.
Orelhão Branco é um vinho branco frisante que possui cerca de 11% de Volume Alcoólico.
É um vinho jovial, frisante e aquando a sua prova apresenta-se macio.
Além disso, possui aromas florais, onde o sabor das uvas frescas permanecem.
Doces Conventuais
De muitas regiões são os doces conventuais que as definem, como é o exemplo do concelho de Alcobaça, em Leiria.
A maior parte destas receitas provêm da originalidade e criação dos antigos frades e freiras. Normalmente, possuem grandes quantidades de açúcar, por vezes amêndoa, e ovos.
Se quiser acompanhar estes doces com um aperitivo, aconselhamos vivamente Frei Henriques, o Vinho Licoroso.
Frei Henriques é um vinho licoroso com 16.5% volume alcoólico e de cor topázio clara, destacando-se dos de mais.
Este Vinho Licoroso possui leves notas a madeira e um aroma intenso a passas e nozes. Além disso, é um produto representativo da tradição portuguesa que a LMH-Wines quis diferenciar.
–/–
Sugestões de Gastronomia Portuguesa?
Tem mais alguma sugestão da Gastronomia portuguesa? Que pratos aconselha nesta vasta Gastronomia? De certo que ao longo deste artigo se lembrou do belíssimo pão.
Um bom português gosta de acompanhar as suas refeições com pão.
Siga-nos no Facebook, Instagram e no LinkedIn para conhecer mais vinhos e produtos da LMH-Wines. Subscreva a Newsletter para poder receber novidades e promoção mensalmente!