O Natal representa união familiar, uma data em que se reúne parentes e amigos mais próximos para comemorar um dia de recomeço e harmonia. Para a maioria da população mundial, é um dos momentos mais especiais do calendário anual.
Nesta época, muitos são os elementos que se destacam nomeadamente a árvore de Natal, o presépio, troca de presentes, peru… e claro, o Vinho! Por norma vinho espumante é um clássico na passagem de ano mas na época natalícia os protagonistas são os variados vinhos que decoram as ceias.
Vamos saber como harmonizar vários pratos da Ceia de Natal e Vinho? Continue a ler!
Peru
Considerado um dos pratos mais confecionados nesta data, esta tradição veio dos Estados Unidos para a Europa. Por ter pouca gordura, é uma carne muito apreciada. Na maioria das vezes, é temperada com limão e/ou laranja, citrinos que pedem, depois, vinhos com alguma acidez.
Lá por este ser um prato de carne, isso não significa que tenha forçosamente de servir um vinho tinto a acompanhá-lo. Em várias partes do mundo, chefes e escanções têm vindo, nos últimos anos, a sugerir a maridagem das carnes de aves com vinhos brancos.
Vejamos algumas dicas de harmonização deste prato com vinho no Natal:
- vinhos rosés com mais cor;
- vinhos brancos mais estruturados, que envelheceram em barricas de carvalho;
- vinhos tintos mais leves e/ou mais jovens.
Pernil de Porco
A harmonização de vinhos com carnes é muito popular e apetitosa. Quem gosta de carne e de beber vinho geralmente já fez ou já experimentou muitas combinações deliciosas. Porém, deve estar perguntar-se: que tipo de vinho combina melhor com carne de porco?
Pernil de porco é um prato mais gorduroso, portanto combina melhor com vinhos tintos. Castas como Pinot Noir, Tempranillo e Merlot são perfeitas para acompanhar este tipo de prato.
- espumantes brutos;
- vinhos brancos com mais estrutura, envelhecidos em barris de carvalho;
- vinhos rosés com mais cor;
- vinhos tintos com mais corpo e mais taninos, pois contribuem para limpar o paladar da gordura.
Bacalhau
Com o Natal aí à porta, é tradição reunir a família à volta da mesa e apreciar um bom prato de bacalhau, este que é uma preferência no Natal, e para alguns também no Réveillon, assim como em diversas festas e ocasiões. Tudo depende de como for confecionado.
Bacalhau cozido normalmente é acompanhado com legumes e batatas, regados com o fio de um bom azeite, coberto por cebolas e um dente de alho. Ainda assim será um prato com um sabor mais delicado do que um frito, por exemplo.
Este tipo de prato vai bem com um vinho branco leve que seja equilibrado com os sabores dos vários elementos que o compõem, harmoniza melhor com um vinho que seja mais leve e fresco.
Se falarmos de um prato de bacalhau frito ou assado com sabores mais intensos e característicos, estes preparos pedem um vinho igualmente farto e com grande entrega, que consiga acompanhar esta combinação de sabores. Um branco com passagem em barricas ou um tinto mais encorpado vão bem com estes modos de preparo de bacalhau.
- vinhos brancos mais estruturados e envelhecidos em carvalho;
- vinhos rosé com cor mais intensa;
- vinhos tintos portugueses, com poucos taninos e leves.
Cordeiro Assado
A carne de cordeiro é considerada como uma das mais amistosas para o vinho em termos de combinação.
Ótima fonte de proteínas, a carne de cordeiro é uma das mais saudáveis e com menos gordura. O seu sabor adocicado e aroma destacam o prato, que pode – e deve – ser harmonizado com um bom vinho.
O vinho rosé é uma boa opção para quem gosta de um prato de cordeiro um pouco mais picante. Este vinho aguentará perfeitamente a carne, mas também irá refrescar tal combinação, como no caso de uma receita libanesa com beringelas recheadas com carne moída de cordeiro.
Sobremesas
Há diferentes sobremesas que podem ser servidas na noite de Natal. Rabanada é um tipo de doce originado em Portugal, que pode ser saboreado após a ceia. Outro nome para essa sobremesa é “fatia de mulher parida” porque ela foi criada exatamente para a recuperação de mulheres depois do parto. Outra sobremesa comum são os fios de ovos, que representam riquezas, e o panetone.
Uma boa dica geral, para qualquer sobremesa, é que o vinho deve ter uma doçura maior (ou, pelo menos, igual) a da sobremesa, como o espumante Moscatel ou de colheita tardia.
Dicas
- Um vinho branco deve ser, em geral, bem estruturado e com passagem por barris de carvalho para carnes brancas e pernil de porco. Para pratos como o de salmão, recomenda-se um branco mais ácido, com castas como Sauvignon Blanc;
- Um vinho tinto deve ser, em geral, equilibrado, de estrutura média, com boa acidez, boa complexidade na boca, potencial para agradar à maioria dos convidados (o Merlot é uma boa opção);
- Vinho espumante, dos mais secos até os mais doces, harmonizando com entradas, pratos leves e sobremesas no caso do Moscatel.
Deixe a ceia natalina mais divertida e saborosa! Beba vinho no Natal em harmonia com as receitas mais deliciosas, sejam elas carnes, frutas ou sobremesas.
Siga-nos no Facebook, Instagram e no LinkedIn para conhecer mais opções de prenda que poderá oferecer e saber sobre novos Eventos. Subscreva a Newsletter e não perca as nossas novidades mais exclusivas e descontos.